A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Esta é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ela marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no domingo seguinte.

Durante toda a semana há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na quinta e na sexta-feira, conhecida como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz). É no Sábado de Aleluia que é proclamada a ressurreição.

Símbolos da Páscoa

Páscoa

Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:

• Coelho da Páscoa;
  • Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
  • Cruz da ressurreição;
  • Cordeiro;
  • Pão e o vinho;
  • Círio pascal;

Mensagem de Páscoa

Nesta Páscoa não quero chocolate, quero as bênçãos e promessas de dias melhores para todos os que estão necessitando, seja de amor ou de um pouco mais de esperança em suas vidas! Feliz Páscoa para todos!

O Coelhinho da Páscoa está muito ocupado, então me pediu para te dar um recado: dias melhores virão e serão tão doces e gostosos como os chocolates que trago comigo! Feliz Páscoa!

Que a Páscoa de toda a sua família seja abençoada! Feliz Páscoa!

Jesus morreu na cruz para nos salvar… Neste dia especial, antes de correr atrás dos “ovinhos de chocolate”, reúna a sua família e agradeça Aquele que se sacrificou pela felicidade de toda a humanidade! Feliz Páscoa, meus amigos!

Origem da Páscoa Cristã

De acordo com o Novo Testamento, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição.

Tudo isto ocorreu quando os judeus estavam comemorando a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica.

Para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, pois celebra a ressurreição de Cristo e trata da passagem da morte para a vida.

Páscoa Judaica

A Páscoa também é celebrada pelos judeus, comemoração que dura 8 dias.

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Desta forma, eles deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem.

A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Antigo Testamento da Bíblia.